3.12.09

Padecimento deweyano

Meus queridos alunos - não gosto dessa palavra pq significa "sem luz", e luz vcs têm muita.
Se houve alguma falha na educação escolar de vcs, com certeza eu posso ser responsabilizado.
Posso ser culpado de não entender o que vcs realmente precisavam para a educação escolar de vcs. De ter sido incapaz de tornar minhas aulas interessantes. De não perceber a cultura e o mundo de vcs. De ter sido muitas vezes intolerante, mal educado, ranzinza, insensível.
Poderia enumerar uma lista enorme de defeitos. Mas o que me interessa é agradecê-los por terem me transformado num ser humano diferente daquele que vcs conheceram há 3 anos.
Obrigado por me alertarem da tendência que os seres humanos têm à estagnação, à cristalização, às certezas absolutas.
Felizmente me tornei mais imperfeito nesses 3 anos de convívio. Tenho cada vez menos certeza das coisas e mais certeza que a amizade e o carinho é que são necessários na escola. Essa escola que está morrendo de velha, endurecida, embrutecida, sem amizade, e pior, sem LIBERDADE.
Percebo dentro de mim um sentimento de que é possível ser humano, ter sentimentos, sensibilidade ao outro.
Aprendi muito com vcs.
Muito obrigado a todos e que o Logos nos acolha em sua sabedoria infinita.
Um abração apertado a todos. Foi muito bom conviver com vcs esse tempo. Obrigado, obrigado...

5 comentários:

  1. Anônimo4.12.09

    Linda exposição, amigo!
    Quiçá todos os educadores fossem "ignorantes" e "desaprendessem" (como você) diante do outro!
    Ad-miração!!!
    Saudações do "amigo ignorante",
    Giuliano

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4.12.09

    depois que leio seus textos, fico achando que você sempre esteve talhado a ser mestre.
    um beijo
    Si

    ResponderExcluir
  3. enio camarada tenho lido sempre seus textos ..adoro ..me faz bem e colabora com minhas também incertezas maravilhosas..antes assim pode crer !!! .. aquela velha opinião formada sobre tudo ....não tennho comentado nada pois isso aqui que adoro mas pensei ser uma profissão me suga total. parabéns e obrigado por esse seu agradecimento ao alunos ..cá fiquei derretendo em lágrimas ... vc é sim um SER HUMANO e isso eu já sabia, sacava...saquei desde a primeira vez que te vi .. e eu não sou gay abs Jairo

    ResponderExcluir
  4. Enio, conheço vc de tempos idos e vejo que mudou muito , muito mesmo !!!
    Fico feliz com isso .
    beijos
    Kanae

    ResponderExcluir