7.12.09

Escola-pé-de-gueixa (mas leiam comentário da Jéssica)




A escola-pé-de-gueixa parece muito bonita: fundamentada em um belo discurso, organizada, limpinha, paramentada, etc.
Mas se olharmos como estão as crianças lá dentro perceberemos que esse molde bonito só é capaz de produzir algo assim:




Crianças que podem andar, mas não muito longe. Que podem reproduzir, mas não pensar. Que podem falar, mas só os discursos prontos. Que só podem saber o que os professores "ensinam". Que têm que acertar tudinho e só falar daquilo, senão são chamados burros, vagabundos, reprovados. Quem eles são não conta, nem se sabe, nem importa. São os feios, os sujos e os malvados.
Escola-pé-de-gueixa tem que ter ordem, silêncio, fileiras, tuuuudo certinho.
Escola-pé-de-gueixa: quanto mais ordem, mais progresso(mas pouco movimento).
O molde não muda.

8 comentários:

  1. Ótima analogia Enio! E que fotos! Onde arrumou?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7.12.09

    E. vc me emociona...estou saindo do ensino fundamental com esse sentimento, ou seja, não me enquadrei, não entrei no molde ou quem sabe eu coube muito bem no molde e me de-formei...
    Vc soube traduzir muito bem esse modelo fracassado de escola "pé-de-gueixa". Vc é um mestre mesmo...Sy

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8.12.09

    OLHA! ADMIRO SEUS ENSAIOS DE ESCRITA E DE PENSAR O ESPAÇO DA ESCOLA. MAS UM PENSAR DE UM LUGAR QUE ENXERGA A RUÍNA DESSA INSTITUIÇÃO.
    ESTAMOS VIVENDO UM MUNDO QUE PEDE DOMESTICAÇÃO, O QUE PARA NIETZCHE É A ACEITAÇÃO DA PARALISAÇÃO CIVILIZATÓRIA.A ESCOLA DE HOJE, AINDA INSISTE EM PAUTAR-SE NUM MODELO APOLÍNEO - QUER FÔRMA, ORGANIZAÇÃO, LIMPEZA, E CONTROLE DOS DEVIRES ANIMAIS TÃO PRÓPRIOS DE TODOS OS SERES, INCLUSIVE NÓS, HUMANOS! HOJE O QUE A ESCOLA CLAMA,É A TAL CIVILIZAÇÃO DOS ALUNOS,O QUE NAS ENTRELINHAS É A DOMESTICAÇÃO. PRECISAMOS NOS REINVENTAR ENQUANTO EDUCADORES. PRECISAMOS CORRER RISCOS E ESTARMOS ABERTOS À EXPERIÊNCIA, E SE QUIZERMOS ESTAR ABERTOS Á EXPERIÊNCIA, PRECISAMOS VIVER DEVIRES... UM EDUCADOR DA DIFERENÇA. UM EDUCADOR QUE RESISTA AO PROCESSO DE DOMESTICAÇÃO DOS MENINOS, QUE NÃO SE DEIXE APRISIONAR PELA SOCIEDADE E CIVILIZAÇÃO DE REBANHO EM QUE VIVEMOS. É ISSO SIM! O HOMEM CIVILIZADO É O HOMEM DE REBANHO, POIS CIVILIZAÇÃO APONTA PARA DOMESTICAÇÃO, OU SEJA, A VALORIZAÇÃO DE VALORES E VERDADES ABSOLUTAS QUE AFASTAM DA VIDA, DA FORÇA, DO DEVIR.
    O HOMEM DE MORAL, É O HOMEM FRACO, É O HOMEM DE CIVILIZAÇÃO!
    "VIVER É DIFERIR, DIFERIR É NÃO ESTAR NO REBANHO".NOSSOS MENINOS JÁ NÃO SÃO MAS OS MESMOS, HÁ MÚLTIPLAS IDENTIDADES, E A ESCOLA INSISTE EM UNIFICAR OS MENINOS NA IDENTIDADE DE ALUNO.
    PRECISAMOS DA FILOSOFIA DO MARTELO NA ESCOLA! FILOSOFAR A BASE DE MARTELO, QUEBRAR COM TODAS CERTEZAS, VERDADES... PRECISAMOS VIVER ESSE PARADOXO QUE ESTÁ POSTO HOJE NA ESCOLA, E VIVER UMA ESCOLA OUTRA, EM QUE NÓS EDUCADORES PRECISAMOS NOS INVENTAR!!!!

    ANDREA (APRECIADORA SECRETA DOS SEUS ENSAIOS DE ESCRITA) PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  4. Jéssica9.12.09

    Oi Enio
    Preciso discordar de sua imagem, apesar de concordar com o sentido da comparação. A cruel tradição de enfaixar os pés das meninas é chinês e não japonês, portanto, não tem nada ver com as gueixas. Sim, a educação das gueixas é rígida porque o trabalho delas é essencialmente artístico, e a Arte no Japão é desenvolvida com a excelência de uma técnica bem executada. Elas estudam canto, dança, atuação, poesia, história da arte, shodo. São multi-artistas e patrimônio cultural do Japão e ao contrário do que fantasia o ocidente, elas nunca foram prostitutas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Jéssica pelo esclarecimento. Preciso reformular o termo.
    Beijão
    Enio

    ResponderExcluir
  6. Andrea,
    pois sejamos amorais!!!

    ResponderExcluir
  7. Será que a moral já não tá dentro da gente? E a gente continua martelando ela dia e noite por domesticação social?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo11.12.09

    SIM! AO SERMOS AMORAIS, CONTRARIAMOS A IDÉIA DE VIVER EM REBANHO, OU MELHOR DE AGIRMOS IGUALMENTE A MASSA, AO QUE É ACEITO POR TODOS, DIGO MELHOR,ACEITO EM NOSSA SOCIEDADE HIPÓCRITA!!!
    PARA TAL, PRECISAMOS TER UM ESTILO DE SI, NUMA REAL PERSPECTIVA FILOSÓFICA DA DIFERENÇA.TERMOS NOSSO PRÓPRIO DISCURSO, NOSSO ESTILO PRÓPRIO: "EU INCOMÔDO;EU NÃO FAÇO IGUAL; NÃO REALIZO O QUE É ESPERADO PELA MULTIDÃO" SER AMORAL É TER UMA ESTÉTICA DE VIDA PRÓPRIA.
    ANDREA

    ResponderExcluir