12.5.10

No meu reino há várias moradas


Resolvi usar uma expressão bíblica para ilustrar um pensamento sobre o que deva ser a educação, no meu entender, em nossos dias: "No meu reino há várias moradas". A intenção não é cristianizar a educação, mas revelar as possibilidades que ela deve encerrar.
Aquela educação voltada exclusivamente às letras não é mais predominante por uma série de razões. Outras linguagens, por outro lado, têm sido bem vindas no ambiente escolar e ao invés de denunciarem uma heterodoxia indesejada, criam outras possibilidades para tentarmos dialogar com nossos clientes - quer sejam do Estado ou da iniciativa privada -os estudantes.
Não se trata de impingir "apenas aquilo que considero ser Escola", mas de estabelecer um diálogo mais amplo mediado por todas as possibilidades que a vida na pós-modernidade oferece: a televisão, a internet, os computadores, o videogame, o cinema, o rádio, as artes visuais, as relações interpessoais, etc.
A quantidade de informação, independente de sua "qualidade",  faz parte do mundo dos nossos jovens e não podemos ignorar esse fato no ambiente escolar. A Escola deve ser esse espaço aberto ao diálogo entre o que seus professores e seus estudantes têm, a bagagem da vida, as visões de mundo, as experiências. Ou nega-se o fato de que aprendemos com nossos alunos, que eles não têm nada a nos ensinar?
Aprendi tanto no convívio com minha querida orientadora Luíza, naquele olhar cheio de amor ao conhecimento que todos carregam consigo, naquele amor plural, cheio de interesse pelo outro ( e isso pra mim é Ciência); como na ânsia daquelas crianças que me surpreendem a cada dia, que às vezes são perurbadoras, que me desestabilizam, me irritam, me alegram, me surpreendem, revelam minha incapacidade de lidar com os seres humanos, de entender a adolescência. São os meus desafios diários. Isso é estar vivo na educação: em constante desequilíbrio dialético.

5 comentários:

  1. E o mundo está cheio de estímulos, atraindo nossos olhares e a escola continua com aquela lousa, o giz, a carteira, o lápis, a borracha e o caderno.

    Imagino o desafio dos professores na árdua tarefa de atrair os alunos com estas ferramentas, que são as mesmas que os professores das nossas avós utilizavam.

    A escola precisa, urgentemente, aprender com seus alunos: se reinventar para acompanhar o mundo que já deu tantas voltas, enquanto ela continua no mesmo lugar... seguindo a mesma cartilha.

    ResponderExcluir
  2. Realmente! Grande travessia! A benção da alma disposta a viajar, não encerrada em si mesma, mas em direção ao outro e ao encontro desse mundo, vasto mundo.
    Essa aventura do professor é disponibilidade intensa, a inquietude é o sinal de que está indo tudo certo, e não o contrário. Cheguei a vislumbrar isso, na minha curta experiência, mas fui por otros caminhos, até porque eu tinha muito o que aprender a respeito de mim mesmo. No final, o espelho continua diante de mim, a interrogar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Anônimo14.5.10

    e a educação dita erudita, intelectual, cartesiana, 'careta'(mas é nela que nos contrapomos), pra onde vai?
    daqui a 50 anos quem serão os professores?
    teremos eles?
    será preciso?
    onde isso vai parar?
    me preocura um pouco a descultura da vida
    Si

    ResponderExcluir
  4. Que texto, hein, Enio!

    Sim, também para mim o significado desse versículo está no acolhimento da diversidade.

    Mais do que nunca deveria estar claro aos educadores que não existe o certo e o errado, mas sim os vários e válidos caminhos de descobertas cognitivas; e que a via de ensino não é mesmo de mão única.

    Que sorte têm seus alunos!
    Abraços,
    Roselene.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo19.5.10

    Estou encantada com as suas "visões" da educação,compartilho cada uma das palavras e do que é dito nos espaços entre as palavras.Nosso grande desafio é descobrir o sonho de cada um dos aprendizes(tb não gosto da palavra aluno)para que possamos sonhar juntos e concretizar estes sonhos,penso que contamos com as crianças e adolescentes como parceiros nesta grande aventura.Tem sido um prazer trabalhar com você.

    bj
    Mara

    ResponderExcluir